
Ser um líder é uma função extremamente complexa. Quem vê os resultados extraordinários de uma equipe, não imagina o trabalho e dedicação que existem por trás do líder. É necessário desenvolver várias soft skills, e sobretudo, ter uma enorme vontade de entregar resultados positivos e uma dose surreal de entendimento sobre o ser humano.
Algumas competências são essenciais desenvolver seja para você que já é líder ou que deseja se tornar um. Entre elas destacamos as mais importantes:
COMUNICAÇÃO
Sabe aquela história de que eu sou responsável pelo que eu falo e não pelo que você entende? Então, se você é um líder, pode jogar essa frase no lixo.
Você é sim responsável pelo que sua equipe entende, como entende e o que vai fazer a partir das informações que você passou. Por isso, uma dica importante é: crie uma ata em cada reunião importante e distribua via e-mail para cada um dos participantes. Pode até dar um pouco de trabalho, mas acredite, esse trabalho é infinitamente menor do que o retrabalho de ter que refazer uma tarefa importante por falha em alguma parte da comunicação.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Muito falada e pouco praticada, a inteligência emocional é a nossa capacidade de gerenciar emoções e de parar de reagir às mais diversas situações: trata-se de respirar fundo e começar a agir, ou seja, ser quem você realmente é, e não o que o calor da situação te levou a fazer. lembre que é impossível controlar uma emoção, as emoções são causadas por mecanismos bioquímicos do nosso corpo e acontecem sempre em resposta a uma determinada situação.
Inteligência emocional é parar de reagir e começar a agir. É parar de reclamar e começar a resolver, é parar de se estressar e começar a gerenciar problemas. Uma das soft skills mais importantes para quem deseja ter sucesso pessoal e profissional e uma das mais difíceis de conquistar. A pergunta chave para quem deseja desenvolver sua IE é: como eu tenho me tornado vítima das mais diversas situações ao longo do dia e como posso reverter isso?

GESTÃO DO TEMPO
Não, o dia não precisa ter 48 horas, você é que precisa se organizar melhor. Simples assim. Falar que você não consegue resolver todas as coisas que precisa em um dia mostram dois caminhos: ou você tem problemas em delegar tarefas para sua equipe ou você está organizando mal seu tempo. Precisamos mapear claramente o que precisamos fazer em um dia, quais são as coisas importantes que vão gerar impacto e trazer resultados. Lembre-se que tarefas nunca terminam, e que vamos nos perder nas coisas mais simples no dia a dia se não tivermos um bom planejamento. Pare de reclamar e comece a resolver. Para gerenciar melhor o seu dia comece anotando todas as suas tarefas em sua agenda, pode ser até mesmo na sua agenda do seu smartphone.
Assista ao vídeo do Leandro Karnal e entenda um pouco mais sobre gestão do tempo;
CAPACIDADE DE ENGAJAR A EQUIPE
Essa é uma das tarefas mais árduas no processo de liderança: como engajar uma equipe quando muitas vezes estamos desanimados e preocupados com os resultados conquistados e com os rumos do projeto e da empresa? Por mais que você tente motivar sua equipe, sua linguagem não verbal que representa cerca de 85% do modo como você se comunica pode dizer exatamente o contrário do que sua boca diz? Toda equipe é reflexo do líder, portanto, mostrar que você se importa com cada membro da equipe, responder e-mails de todos com relação às dúvidas do dia a dia, criar laços para encantar o ser humano por trás da tarefa a ser realizada será sempre um fator de destaque para um líder do futuro com alta performance.
FEEDBACK
A capacidade de dar feedbacks que motivem ao invés de desanimar a equipe é, sem dúvida, característica de nata de um líder extraordinário. Se você é do tipo que começa pelas coisas boas e depois lança um “mas isso ou aquilo” esqueça seu antigo método, pois o membro de sua equipe esquecerá tudo o que foi dito antes do famigerado “Mas” assim que você começar a falar sobre o que precisa ser melhorado. Outro ponto importante: você não pode jamais dar um feedback sem levar junto um plano de melhoria para o colaborador. Ver o que ele fez de errado ou os pontos que o levaram a não atingir a meta sem levar junto um plano de ação de como melhorar é desperdício de tempo, seu e do colaborador.
SER MODESTO
No brasil costumamos ter uma ideia errada sobre modéstia: achamos que modéstia é não ser capaz de olhar para suas qualidades e jamais, em hipótese alguma falar sobre elas em público. Pois é, te ensinaram errado. Modéstia é a capacidade de saber exatamente o que somos, o que temos de bom e onde precisamos melhorar. Só quem é capaz de saber o que faz de bom é capaz de elogiar sinceramente a equipe.
CRIATIVIDADE
Esse é um objetivo muito almejado por 10 entre 10 empresas: como usar a criatividade para melhorar a performance, criar novos produtos e serviços ou mesmo ser capaz de melhorar os processos já existentes. Mas, antes de falarmos sobre isso, te farei uma pergunta: quanto você permite que sua equipe erre? quanto você se permite errar? Ai a resposta vem pronta: não posso errar porque senão não alcanço os bônus, as promoções, o aumento de salário. Pois é, se você não se permite errar será impossível criar. A criatividade implica em errar muitas vezes antes de conseguir chegar a um resultado excelente. Não há criatividade sem erros… não há possibilidade de criar ou melhorar algo realmente importante se você é avesso ao erro. Criar é errar muito, mas ter possibilidade de revolucionar também
SEJA VULNERÁVEL
Se você é um líder do sexo masculino, provavelmente, vulnerabilidade é quase que um palavrão. Mas não é! você também sente, os hormônios das emoções estão presente em qualquer corpo, independente de sexo ou opção sexual. Ser vulnerável é ser humano, é ser capaz de entender o seu cliente, o seu superior e a sua equipe, é admitir que você também está sujeito ao erro, que pode não ter o melhor jeito de resolver todos os problemas, mas que tem disponibilidade para aprender.
Além de ser capaz de criar conexões incríveis e, através dessas conexões, gerar resultados extraordinários. E não tem nada a ver com ser uma pessoa forte, muito pelo contrário. Só quem é muito forte consegue admitir sua vulnerabilidade e sua sensibilidade
É importante saber que uma equipe de alta performance terá que ter, obrigatoriamente, pessoas com os quatro perfis: influência, dominância, estabilidade e conformidade. O segredo está em distribuir cada pessoa na tarefa em que ela irá performar melhor .
Para descobrir mais sobre o seu perfil, faça o nosso teste;

Lembre-se que todos nós temos uma máquina incrível dentro de nós chamada cérebro e se você não entender a melhor maneira de lidar com ela, fatalmente, terá uma vida pessoal e profissional menos satisfatória, pois irá cair sempre nos truques do cérebro. Por isso os treinamentos que citamos são altamente recomendados para quem quer ter alta performance.
Além de ter uma equipe formada com os quatro perfis da ferramenta DISC, é imprescindível desenvolver as soft skills que citamos acima, aliás, você encontra todos esses treinamentos e muitos outros aqui no nosso site.