Inteligência Emocional e Eficácia

Já não é mais segredo de que ter habilidades sociocomportamentais bem desenvolvidas serão fatores importantíssimos para o futuro do mercado e para o destaque dos profissionais do futuro. O que vai nos diferenciar dos robôs e da inteligência artificial será exatamente esse poder de ter sentimentos e a tomada de decisões baseados neles e por isso vamos falar sobre a Inteligência Emocional e Eficácia. Porém percebemos um desequilíbrio muito grande dentro das organizações, elas buscam desesperadamente elevar os resultados sem saber como, por isso escrevemos esse blogpost para te ensinar como usar e desenvolver a inteligência emocional de forma  eficaz, seja você um diretor, gestor ou um colaborador que quer fazer a diferença.
inteligência emocional e eficácia

PROMOVA UM AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL E PROPÍCIO PARA ALTO DESEMPENHO E PRODUTIVIDADE ELEVADA. 

Frequentemente podemos ver anúncios de vagas em empresas com a frase a seguir em destaque como exigência para ocupar o cargo “saber trabalhar sob pressão” ou “ambiente altamente competitivo”, ou ainda, “aqui prezamos pela competitividade entre as equipes, nossos colaboradores precisam lidar com o stress de todas as metas”.

Quando escuto isso, sinceramente, não sei se tenho vontade de chorar, imaginando a situação de todos que trabalham na empresa, ou de rir da infantilidade e comportamento fora de época de alguns gestores. Quais são os resultados esperados? Bons resultados ou alto índice de stress na equipe? Estamos gerando um bom trabalho em equipe ou uma competitividade/rivalidade entre elas? 

Quer que seus clientes sejam parceiros de negócio ou quer colocar metas altíssimas para sua equipe de vendas, de forma que, eles, na tentativa de fechar vendas, encham tanto o saco dos clientes,que os clientes prefiram ver qualquer um na frente do que a sua equipe?

A escolha é sua, ou mudar ou permanecer da mesma forma. Mas separamos  algumas ideias que podem levar a inteligência emocional e eficácia para sua equipe. 

INSPIRE, CONVENÇA E SEJA SINCERO

Você quer ser admirado, temido, seguido ou execrado pela sua equipe?

Só seguimos quem admiramos. Não há outra forma de ser seguido por sua equipe. A outra forma, ser temido, costuma não funcionar por muito tempo, além de causar altos índices de rotatividade na equipe e alto absenteísmo, além de afetar a saúde emocional de muitos..

Seja uma inspiração para os seus colaboradores, use a sinceridade com eles, fale a verdade e os escute com serenidade, respeito e tome as decisões que você gostaria que o seu gestor tomaria com você. 

DESENVOLVA EMPATIA 

As hard skills, ou habilidade técnicas, representam cerca de 15% dos resultados de uma equipe. Os outros 85% vem das soft skills, ou seja, inteligência emocional, criatividade, capacidade de resolver problemas, comunicação, relacionamento interpessoal entre outras.

Se o ambiente da sua empresa foi altamente estressante, sinto muito em lhe dizer, as soft skills irão por água abaixo, e o clima tenso e competitivo só piora os resultados.

Por isso, sempre pratique a gratidão pelo bom trabalho executado e use a empatia para reconhecer que as pessoas estão dando o melhor de si, sempre promova o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe e demonstre o cuidado que você tem por elas. 

MOTIVE E TRABALHE EM EQUIPE COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Sempre contrate profissionais que estão alinhados à cultura organizacional da sua empresa e entenda que o fit cultural é muito importante e pode fazer com que você contrate profissionais que sejam capazes de trabalharem felizes. 

Pessoas motivadas e felizes no ambiente de trabalho costumam se dedicar cerca de 90% a mais, portanto, não é apenas uma questão de bem estar pessoal, é uma questão de inteligência e capacidade de estratégia.

Crie um bom ambiente organizacional, impulsione o seu negócio, a sua equipe e você terá, além de um excelente ambiente de trabalho, vários amigos para contar e ótimos resultados para apresentar. 

Contrate sempre profissionais alinhados a cultura organizacional da sua empresa e tenha a Inteligência Emocional e Eficácia presente no seu time.

 Se quiser saber mais sobre inteligência emocional assista ao curso gratuito com a nossa professora Andrea Martins “Entendendo a Inteligência Emocional”. 

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