Seja o Profissional do Futuro

05 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL DO FUTURO DESCUBRA AGORA MESMO

O profissional do futuro pode ser você! Quer destacar-se e ter o seu real valor reconhecido no mercado de trabalho e ainda acompanhar toda a transformação sendo referência por onde você passar? Então fique aqui, esse post foi escrito para você!

Destacamos nesse post as principais características que o profissional do futuro deve ter para ser referência no mundo dos negócios. Sabemos que tudo tem mudado intensamente e constantemente além de estarmos conectados com o mundo inteiro em nossos Smartphones repletos de respostas e informações, sabemos que o (mundo) pós pandemia será cada vez mais veloz e exigira sem piedade, profissionais com as competências que aqui listamos.

Aproveite para compartilhas com seus amigos, colegas de trabalho, familiares e com quem mais você se lembrar enquanto lê!

Boa leitura 🙂

Eu fico me perguntando, afinal quais serão as competências exigidas do profissional do futuro? Quem será o profissional que irá fazer o link entre os negócios tradicionais e os digitais inovadores? O próximo Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg ou Elon Musk? É possível ter respostas para essas perguntas no momento? 

Já sabemos que com a tecnologia muitas profissões serão substituídas por IA (inteligência artificial) e não é mais novidade de que isso já está acontecendo rapidamente, Art Bilger especialista da Wharton School, da Faculdade de Administração da Universidade da Pensilvânia está alertando que em menos de 20 anos 47% dos empregos terão desaparecidos e essa não é uma realidade tão distante, não é mesmo? Você consegue se lembrar de um produto ou serviço que você consumia/usava e ele foi substituído por algo mais inovador no mercado? Pois é, isso significa que alguém se atendou a essas novas necessidades e certamente se enquadra no perfil que estamos descrevendo aqui.

A verdade é que o profissional do futuro já existe, estamos caminhando para o desenvolvimento de uma grande transformação dos potenciais profissionais do futuro e que já estão desenvolvendo a capacidade de conhecer suas emoções e aprender coisas novas a todo momento pois tem ciência de que a qualquer instante uma ideia inovadora chega no mercado em forma de rede social, serviço de Streaming digital, startup de tecnologia e mais uma série de serviços inovadores que poderíamos fazer uma lista gigantesca de serviços que se surgiram no digital e substituiu algum outro.

O futuro é mesmo tão incerto? Parcialmente não conseguimos saber o que vai acontecer, aliás acho que ninguém consegue, mas com a pandemia e os trabalhos sendo direcionados para o home Office, a saúde metal tem sido tratada como ouro dentro do mundo dos negócios, competências emocionais (Soft Skills) são os assuntos mais falados no momento, as perguntas que circulam as redes sociais business são “CLT nenhum vale a sua saúde mental?” Ou “Aquele PJ vale um AVC?”.

Com minhas experiências profissionais observei que o foco em desenvolver as habilidades comportamentais está sendo introduzido velozmente no mercado, e obviamente podemos concluir que o profissional do futuro não será aquele que tem habilidades técnicas, mas sim as habilidades comportamentais.

Quer saber quais são as características do profissional do futuro? Conheça a lista que o DMP Institute preparou sobre o assunto!

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA O PROFISSIONAL DO FUTURO:

Conhecer e respeitar suas emoções, muito se lê por aí sobre o poder de controlar a emoção, o que é uma mentira, então devemos conhecer para respeitar e saber lhe dar com aquela situação.

Felicidade, raiva, angústia, medo, alívio, tédio… Alguns das emoções que sentimos diariamente. Não tem problema sentir algumas delas durante o dia mas desenvolver a inteligência emocional é fundamental para não deixar que esses sentimentos afetem o que você está fazendo e principalmente reconhecer o que você está sentindo e o motivo de estar sentido essa emoção. Um ataque de fúria no momento de uma negociação importante é extremamente inviável e se trabalharmos a inteligencia emocional reconheceremos esse ataque de fúria e saberemos que é hora de se acalmar e tomar as rédias da situação.

Resumidamente o autoconhecimento é um princípio básico para quem deseja desenvolver a inteligência emocional.

FACILIDADE EM ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS:

Antes um profissional se destacava por ter anos de experiência na mesma função porem ter o conhecimento não é só o suficiente, é preciso saber fazer diferente e somar valor.

Parece ser difícil, mas o profissional do futuro precisa ir atrás das informações e ter habilidade em adquirir conhecimentos novos e descobrir novas possibilidades de como executar o mesmo trabalho.

A todo instante surgem startups com alto poder de tecnologia e inovação, um novo software pode ser implementado rapidamente em sua equipe mudando toda a sua rotina e saber lhe dar com essa mudança e aprender coisas novas faz com que você tenha uma boa habilidade para ser levado em consideração.

AGILIDADE NAS ENTREGAS:

A capacidade de fazer a tarefa bem-feita com agilidade é a grande questão para o destaque do profissional do futuro. Aperfeiçoar o que você já sabe é fundamental para isso.

Mas não é o suficiente somente fazer e sim fazer bem feito dentro do menor tempo possível, tudo muda muito rápido e essa é uma tarefa bem real na vida de quem trabalha com a internet.

Essa é uma habilidade que confunde muitos profissionais, não significa que você deve fazer 50 coisas ao mesmo tempo para ganhar agilidade, significa que você deve desenvolver técnicas de gestão de tempo, projetos e organização, como por exemplo SCRUM para quem trabalha com gestão de projetos de Softwares. Essas técnicas (Hard skills) te auxiliam na agilidade para entregar seus projetos de forma ágil e eficiente.

SENSO DE RESPONSABILIDADE:

O respeito às pessoas, ao cliente e a si mesmo, são aspectos que não podemos serem deixados de lado. O profissional do futuro deve ter um alto senso de responsabilidade para saber que antes do outro existe ele mesmo e que não deve passar por cima de seus limites.

ESTILOS DE APRENDIZAGEM:

O profissional do futuro tem que gostar de aprender, mas também tem que conhecer as ferramentas certas para isso acontecer, saber como fazer para ter acesso às informações corretas e relevantes.

Para se destacar ainda mais, separamos 10 itens para você refletir e aplicar em sua vida:

  • Resolução de problemas complexos;
  • Pensamento critico;
  • Criatividade;
  • Liderança e gestão de pessoas;
  • Trabalho em equipe;
  • Inteligência emocional;
  • Julgamento e tomada de decisões;
  • Orientação a serviços;
  • Negociação;
  • Flexibilidade cognitiva.

Então vimos que ter boa formação acadêmica e ter experiências de destaque não é só o suficiente se tratando do futuro, isso não isenta o esforço aplicado em sua jornada acadêmica e profissional, mas precisamos desenvolver essas habilidades para se tornar o profissional do futuro.

Caso você tenha gostado do assunto assista ao vídeo da Michelle Schneider falando sobre o profissional do futuro no TEDxFAAP no link abaixo:

O Profissional do Futuro | Michelle Schneider | TEDxFAAPhttps://www.youtube.com/embed/9G5mS_OKT0A?showinfo=0

Se quiser saber mais sobre inteligência emocional assista ao curso gratuito com a nossa professora Andrea Martins “Entendendo a Inteligência Emocional”. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Posts recentes

O DMP

Institucional 

Sobre nós

nossa metodologia

Nossas soluções

blog

podcast

Fale conosco