Trabalhe o seu medo, suas metas, seu olhar para as oportunidades e as cobranças que você mesmo faz e seja protagonista.
Que tal assumir o controle da sua vida? Está cansado de seguir o cardume sem saber onde vai dar? Podemos imaginar!! Por isso esse blogpost é para você! Separamos os 05 pontos principais para você se tornar protagonista da sua história.
A grande virada de chave da sua vida será quando você entender que somente você será capaz de mudar a sua história. As dicas que separamos são capazes de te colocar como protagonista da sua história, da sua vida profissional, familiar, amorosa e qualquer outra área em que você não seja protagonista, mas tudo depende de você, vamos entender isso?
A maioria de nós passa a vida culpando os outros pelas nossas infelicidades, desgraças, frustrações. Fulano me passou a perna, cicrano não me promoveu porque não vai com a minha cara, beltrano dizia que me amava e agora está com outro. Por isso a primeira coisa a tratarmos é:
ESTABELEÇA E CUMPRA OBJETIVOS
Até quando você vai deixar as mazelas de sua vida sob a tutela alheia?
Ser protagonista da própria vida é assumir as responsabilidades, erros e acertos por suas escolhas. Ser protagonista é saber que exatamente tudo que está acontecendo na sua vida agora é resultado das suas escolhas.
Quando não sabemos para onde ir, todo caminho acaba se tornando caminho, por isso precisamos ter objetivos claros e bem definidos. Acabamos seguindo as orientações dos pais, amigos, gestores e de todos aqueles que cruzam nosso caminho, mas nunca seguimos de fato o que de fato queremos, isso é um grande determinador para o sucesso do protagonismo. Por mais que todo caminho seja caminho, a pergunta é, onde você quer chegar?
TRABALHE SEU MEDO
Quem não tem medo? Todos nós temos, o que nos diferencia é: o que você faz com o seu medo? Você segue adiante ou para por sentir medo?
Ah, mas eu tenho medo pois o fulano me traiu. Do ponto de vista da neurociência, essa pessoa só fez isso porque você se traiu muito antes. Aliás, você se trai toda a vez que diz sim para o outro e não para você. Que se sujeita a situações desagradáveis apenas para manter as aparências e para parecer bonzinho. Você se trai toda vez que não assumiu sua verdade por medo do julgamento alheio. Você se trai toda vez que se colocou no último lugar da sua fila de prioridades.
Do que você tem medo? Até quando ele,o medo, será o protagonista das suas escolhas?
SE PRIORIZE E PRIORIZE SUAS ESCOLHAS
Quando as máscaras de oxigênio caem num avião temos que colocar primeiro a nossa, e somente depois ajudar os outros. Por que no cotidiano isso não pode acontecer?
Você não se prioriza porque fomos criados numa cultura de medo, de culpa. Numa cultura onde as religiões determinam o que deve ser feito e te impõem um medo, onde suas escolhas e vontades sempre ficam em segundo plano.
Você acaba vivendo uma vida passando por cima de você porque precisa representar o papel de bom samaritano.
Os relacionamentos não dão certo em sua maioria porque queremos que o outro nos faça feliz. Percebam a morbidade das nossas atitudes: até nossa felicidade queremos terceirizar…
Ser feliz sozinho é um processo de dentro para fora, e é possível alcançar essa plenitude.
Até quando você ficará fazendo as vontades e desejos dos outros? Dizendo sim quando quer dizer não, culpando-os pelas suas decisões, saiba que não decidir também é uma decisão, até quando você será coadjuvante da sua própria vida?
ESTEJA ABERTO AO NOVO
É preciso muita coragem para dizer não sem um pingo de culpa, é preciso muita coragem para assumir a nossa verdade, mas vale a pena. Só quando chegamos nesse estágio sabemos o que de fato é liberdade, pois nos colocamos como únicos responsáveis pelas nossas escolhas.
Abrace a oportunidade de viver coisas novas, de tentar, falhar, acertar, crescer, ganhar, se dar bem e de errar também e saiba que errar é um dos processos naturais de aprendizagem mais efetivos para a descoberta de novos caminhos e de recomeço. E não vamos romantizar o sofrimento, ok? Vamos falar de aprender com os erros e tentar melhorar sempre.
Alinhado com seus objetivos, o novo pode ser uma grande oportunidade de viver uma experiência transformadora para o seu protagonismo.
Você consegue perceber que uma ação se liga a outra? É um efeito dominó, se tiver coragem será capaz de derrubar todas as peças uma seguida da outra.
EVITE COBRANÇAS EXCESSIVAS
Tem pessoas que se cobram tanto que parecem agiotas da vida. Estão a todo instante se cobrando para render, dar resultados, fazer mais, fazer algo quando não estão afim. E entenda, as vezes parar também é um ato de coragem, mudar a rota é necessário. Mas a pessoa está lá, persistindo no erro, no caminho que não faz bem
Caminhe, faça, tente no seu tempo,no seu limite, um dos pilares da Inteligência Emocional, segundo Daniel Goleman, é a empatia, e a empatia nada mais é do que entender que a dor do outro, o caminho do outro, a realidade do outro é única e exclusivamente do outro e a sua é somente sua. O momento do outro é dele, foque no seu, viva o seu.
Resumindo, ser protagonista é viver a sua vida, para de ter como base e estilo de sucesso e protagonismo a vida do outro. Você não sabe o que passa na cabeça do outro quando ele deita a cabeça no travesseiro.
Os maiores resultados só acontecerão quando você for você mesmo.
Se quiser saber mais sobre inteligência emocional assista ao curso gratuito com a nossa professora Andrea Martins “Entendendo a Inteligência Emocional”.
